quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Crônicas Campeãs 1ª Fase Olimpíadas Língua Portuguesa


  1º Lugar

A minha grande e pequena terra

Curso: Construção Civil
Aluno: Erik Wesley Leite Gonçalves

Estradas, carroças, poucas casas, uma praça, uma igreja. É... minha cidade é pequena e bonita, porém, está sendo muito modificada.
Começaram a colocar um barro preto nas ruas que eles chamam de asfalto e umas velas maiores do que as do meu “Padim Ciço”. À noite, tudo fica claro, a minha comadre adorou, agora ela pode ficar na janela até tarde, porém ela está deixando de ficar na janela, pois chegou uma caixa preta que a gente vê o povo de longe que nunca pisaram o pé em nossa cidade. Minha comadre vem todo dia me contar, pois agora ao invés do cavalo tem um monte de ferro em cima de quatro rodas que é muito rápido, eles chamam de automóvel. Na casa de João da bodega tem uma caixa que de dentro sai um vento gelado igual a água do rio pela madrugada, ele disse que é um ar- condicionado. Na igreja, o padre tem um graveto que quando ele fala perto, a voz dele sai mais auto que os gritos dos bacurinhos quando estão morrendo, minha comadre disse que foi o “dotô prefeito” que deu, ele está à procura de voto, pois faltam só dois meses para eleição, que é o maior evento da cidade. Durante três meses é o assunto de todos os dias, e é tão importante que o pai intriga-se do filho, vizinho briga com vizinho, porém esse não é o único evento, também temos a festa do município e o São João que é muito alegre, bonito e famoso .


Depois de toda essa mudança ninguém quer morar no sítio, por consequência disso a cidade já está cheia de bairros como o Araçá, Aurora Velha, Beira Fresca, Vila, Alto da Cruz, tudo isso por causa da herança do algodão que deu muito dinheiro ao povo, mas que por causa de um passarinho toda grandeza e riqueza acabaram e levou junto a magnitude e o poder de muitos que eram tão grandes, mas que couberam no bico do passarinho.
Seu nome é Aurora, porque é esplendorosa como o nascer do sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário